Recomendar esta página no Facebook            Enviar a um amigo

Planejando

Mudanças na vida do casal


Mudanças na vida do casal

A gestação é um momento de muitas mudanças na vida do casal. Ao longo do tempo, alguns pequenos obstáculos devem ser superados, e alguns detalhes devem ser lembrados. Confira nossas sugestões:

* A futura mamãe deve evitar atividades físicas muito desgastantes e se alimentar equilibradamente. Sem exageros, mantenha uma dieta rica em vitaminas, proteínas e sais minerais.  

* Escolha o obstetra que vai acompanha-la no inicio da gravidez. Pergunte em qual maternidade ele e a equipe trabalham. Veja se é possível  eles se deslocarem para outra maternidade, caso você prefira uma diferente ou mais próxima da sua casa. 

* Em alguns momentos você vai oscilar entre a alegria e a tristeza. Não se preocupe, isso é normal. Chore quanto tiver vontade e ria muito. Colocar as emoções para fora faz você se sentir melhor e é bom para o bebê.  

* No começo você pode se sentir cansada e sonolenta. É o seu corpo se preparando para o crescimento e a formação do bebê. Procure relaxar e se distrair. Tenha paciência que logo passa. 

* Os enjoos são a pior fase da gravidez para muitas mulheres. Não tenha vergonha de pedir licença durante um jantar ou almoço, se estiver enjoada. Passe um pouco de água fria no rosto e na nuca, sente-se, relaxe e ficará melhor. Evite comidas muito pesadas ou condimentadas. Lembre-se que depois de uma "bela" feijoada, pode vir um "belo" enjoo. Tenha paciência que isso logo passa, também.  

* A gravidez provoca as mais diversas reações nas pessoas, por isso não se espante se estranhos sorrirem para você quando sua barriga começar a aparecer. Também  não enlouqueça tentando seguir todos os conselhos que ouvir (e serão milhares, pode ter certeza!) ou fique deprimida com as "estórias" e "causos" de gestações mal sucedidas (todo o lugar tem um chato para te contar uma destas). O melhor é cortar o assunto logo no começo, e deixar bem claro a pessoa que o iniciou, que você não gosta e nem acha educada a atitude dela. Com o tempo, você vai ficar perita em driblar chatos sutilmente.  

* Nomes podem ser uma questão delicada. Converse com o pai do nenê e decidam se vai ou não haver homenagens a avós, bisavós, etc. Depois, lembrem-se de comunicar a decisão aos dois lados da família e explicar os motivos. Evite surpresas. Avós e avôs podem ser os seres mais "chantagistas" da face da terra, se estiver em jogo o nome do futuro netinho. (Se for o primeiro filho do casal, esqueça as homenagens e escolha um nome imparcial. É a melhor maneira de evitar uma guerra em família.) 

* Passado os enjoos e o cansaço, é hora de começar a pensar na decoração do quarto, e nas roupinhas do bebê. Para o quarto, dê preferência  às cores claras e com efeitos calmantes. Evite tapetes, carpetes, muitos laços, fitas e bichos de pelúcia. Enfim, tudo que possa acumular pó e dificultar a limpeza. Para as roupas, vale o mesmo princípio. Prefira as confortáveis e macias. Babados, bordados, laços e rendas podem ser lindos, mas incomodam o bebê. Para os primeiros meses compre poucas peças. Os bebês crescem muito rápido e você corre o risco de ficar com roupas "encalhadas” no guarda-roupa  por  não servirem mais. 

* Por volta do 7 ou 8 mês, você já pode pensar no chá de bebê. Organize uma reunião com suas amigas, mas não se acabe na cozinha. Prefira salgados prontos ou sanduíches de metro. Se for um número pequeno de pessoas, você pode fazer um lanche com bolo e sanduíches. Peça ajuda as futuras vovós do bebê, elas vão adorar participar dos preparativos e você vai ficar mais sossegada. Lembre-se: o importante é você se divertir e relaxar! 

* No finzinho da gestação, você deve se poupar. Relaxe e descanse bastante. Contrate alguém para ajudar com a limpeza e manutenção da casa, ou apele para mãe, sogra, tias, primas etc. Faça uma boa compra no supermercado e abasteça o freezer e a despensa (ninguém quer se preocupar se falta café ou detergente, com um bebê novinho em casa). 

* Agora é só ter um pouco mais de paciência. Aproveite para dormir o máximo que puder e RELAXE!! Em breve a casa vai ter um novo inquilino e ele vai querer muita atenção, e trazer muita alegria!

Comentários
Nenhum comentário inserido. Seja o primeiro a comentar!

FAÇA SEU COMENTÁRIO

Nome:
E-mail:
Comentário:
Código de segurança:
*comentários considerados ofensivos serão moderados.

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades: