Recomendar esta página no Facebook            Enviar a um amigo

Gestação mês a mês

Quinto mês de gestação (20 à 24 semanas)


Quinto mês de gestação (20 à 24 semanas)

Sua barriga já deve estar bem maior e mais visível. As sensações de mal estar e cansaço sumiram completamente. Finalmente você começa a curtir plenamente a sua gravidez. Seu bebê deve começar a dar uns chutinhos e mexidinhas e você já poderá  senti-lo. Aproveite esta época para começar a fazer o enxoval do bebê, pensar na decoração do quarto e em outros detalhes para a chegada do seu herdeiro. Esse é o período em que você vai se sentir mais disposta, a barriga não é muito pesada e o mal estar já passou, portanto aproveite e vá as compras, faça cursos, atividades físicas e depois relaxe bastante, afinal os últimos meses foram bem cansativos para você. 

Os exercícios fazem bem as grávidas. Aliviam a dor nas costas, previnem a prisão de ventre e varizes. Além disso, um bom condicionamento físico facilita o parto e faz com que você volte à forma com mais rapidez após o nascimento do seu filho. Caminhar e nadar são atividades que podem ser praticadas durante toda a gravidez. Ioga e tai-chi-chuan também fazem muito bem. Mas confirme antes com seu obstetra. 

Você pode também começar a treinar exercícios especiais para o parto. Inicie um curso que, além de ensiná-la a relaxar e respirar corretamente, proporciona uma excelente oportunidade de trocar experiências com outros casais. A companhia do futuro papai é bem vinda. Essa é uma ocasião importante e será bom você estar na companhia de alguém em quem você confie. Converse com seu obstetra, ele deverá  indicar quais os locais que ministram estes cursos, ou informe-se nas maternidades de sua cidade. 

Seus cabelos e unhas devem crescer com mais rapidez. Isso acontece por causa da melhora na circulação, no metabolismo e pela atuação dos hormônios da gravidez. Já os cabelos podem ficar mais oleosos ou extremamente secos e quebradiços. No primeiro caso lave-os mais vezes para que brilhem. Já no segundo caso, a dica é usar xampu e condicionador suaves e escová-los menos vezes e com menos vigor. Nada de produtos químicos muito fortes no cabelo, até os colorantes e tinturas são desaconselhados. Antes de tingir ou alisar os cabelos converse com seu médico. 

Sua dieta deve permanecer saudável e equilibrada, nesta fase é muito comum as futuras mamães  comemorarem o fim dos enjoos e mal- estares com guloseimas, frituras , doces e gorduras. Previna-se de tentações e mantenha a geladeira cheia de frutas, gelatinas, verduras e legumes. Fora isso só em ocasiões muito especiais e em  pequenas quantidades. Lembre-se a sua digestão demora mais e a gordura acumulada na gravidez é a mais difícil de sumir depois.

Desenvolvimento do bebê 

Ele já parece um recém-nascido em miniatura. Seu rosto está tranquilo, os olhos fechados, narinas  e bocas bem formadas. De vez em quando, o dedo polegar escorrega até a boca e ele começa a sugar. O lanugo, uma pelugem fina e macia, cobre o corpo, cabelos crescem na cabeça, aparecem os cílios e as sobrancelhas. É também recoberto por uma camada protetora: a vernix caseosa. Mede cerca de 20 cm, mais ou menos o tamanho de uma boneca Susie ou Barbie.

Por volta da 24ª semana os órgãos responsáveis pelo equilíbrio do corpo, localizados dentro da orelha, já estão formados e do mesmo tamanho que os dos adultos. Você terá a sensação de que há uma bolinha rolando dentro de sua barriga, à medida que o bebê vira de cabeça para baixo, de cabeça para cima e de lado, antes de dar uma nova cambalhota. Os olhos se abrem depois desse período. Surgem delicados cílios e sobrancelhas. O interior do útero nem sempre é escuro. A luz solar ou uma forte iluminação artificial são filtradas através das paredes abdominais, produzindo uma luminosidade rosada. A pele é vermelha e enrugada como se estivesse sobrando e é tão fina que é possível enxergar os vasos sanguíneos. Nessa fase suas pulsações poderão ser ouvidas por meio de ultrassom ou um estetoscópio comum ou Pinard (em forma de corneta). As unhas já se formaram. O bebê fecha os punhos e soca a parede muscular uterina. 

Do topo da cabeça até as nádegas, o bebê mede aproximadamente 20 cm. O bebê está engordando e se desenvolvendo mais rápido agora. Pesa 420 gramas.

- O bebê tem uma vida ativa no útero. Movimenta-se, degusta, cheira, enxerga e ouve.
- Os saborosos elementos contidos no líquido amniótico são glicose e frutose, sal, proteínas, ureia, ácidos gordurosos e aminoácidos. O bebê engole o líquido
- Existem mais formações que dão origem ao paladar na boca de um bebê no ventre da mãe do que na boca de uma criança ou adulto. 
- Se injetar uma substância amarga no líquido amniótico, o bebê engole em menor quantidade. Se for adoçada artificialmente, o bebê engole 2 vezes mais rápido. 
- Os movimentos rápidos dos olhos, aqueles que ocorrem durante os sonhos dos adultos, surgem na 23ª semana.

Comentários
Nenhum comentário inserido. Seja o primeiro a comentar!

FAÇA SEU COMENTÁRIO

Nome:
E-mail:
Comentário:
Código de segurança:
*comentários considerados ofensivos serão moderados.

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades: