Recomendar esta página no Facebook            Enviar a um amigo

Finanças

Saiba como preparar o bolso com a chegada do bebê


Saiba como preparar o bolso com a chegada do bebê

Depois de passada aquela deliciosa sensação de sentir-se grávida, de contar para todos ao redor e imaginar a vida dali pra frente, as futuras mamães já começam a pensar nas responsabilidades que tomarão conta de sua vida desse momento em diante e tudo o que será preciso fazer para que “a casa e as finanças esteja em ordem” para a chegada do bebê.

Algumas mães se desesperam achando que nunca será possível dar ao filho tudo o que gostariam e outras vão levando como podem, aguardando o momento de se preocupar... Não importa em qual desses grupos você se encontra, o importante é não se desesperar, manter a calma e acreditar que, de uma forma ou de outra, o universo conspira a favor de todas as mamães e tudo vai dar certo no fim.

Mas a pergunta é: “O que pode ser feito e como fazer para que o seu filho se encaixe no orçamento da família?” Alguns pontos devem ser considerados e nós, do Portal da Mamãe vamos ajudá-las nessa empreitada.

Antes de tudo, apertem os cintos! Pois tudo vai começar a mudar a partir do momento em que você descobriu estar grávida. Deixe pra lá algumas regalias e ostentações, deixe pra comprar sapatos, roupas, bolsas e tudo mais depois que tudo já estiver estabilizado.

Organize um chá-de-bebê ou peça para sua melhor amiga (ou sua mãe, irmã, etc) te ajudarem com isso. O evento do chá-de-bebê pode te garantir bons estoques de fraldas, mamadeiras, chupetas e outros acessórios essenciais e caros para o crescimento do seu filho.

Procure não deixar para comprar as coisas na última hora. Cada vez que você encontrar algo de que vai precisar ao longo dos 9 meses de gestação, não espere! Vá comprando devagar cada item pra que depois você possa se preocupar apenas com os itens emergenciais, sem comprometer seu orçamento.

Converse com outras mamães da família e procure saber se elas possuem roupinhas ou outros acessórios que não vão mais utilizar para te dar. Normalmente, as mães que escolhem não ter mais filhos ficam felizes da vida em repassar uma banheira ou um carrinho de bebê que foi tão útil a elas durante suas gestações. Em outros casos, esses itens podem até ser revendidos a um preço bem abaixo dos praticados no mercado.

Caso tenha cartão de crédito, uma boa opção é a compra do enxoval e outros itens no exterior. Sites chineses ou americanos, por exemplo, disponibilizam uma grande quantidade de  artigos de ótima qualidade a preços de banana. Procure compra-los tão cedo quanto puder, pois as entregas desses itens variam de 15 a 60 dias uteis. Outra opção é aproveitar as viagens de alguns amigos pra solicitar algumas coisas. Planeje-se, mostre fotos do produto que pretende comprar e facilite a vida de quem vai te fazer esse favor.

Procure separar mensalmente uma porcentagem do seu salário para cobrir alguns gastos inesperados. Mesmo que seja pouco, 10% ou menos, procure fazê-lo todo mês, por mais esforço que isso gere. O seu bolso vai agradecer quando estiver com o filho no colo e lembrar que faltou aquele itenzinho que custa caro e você se esqueceu.

Apesar de todas estas dicas, lembre-se que a melhor forma de se prevenir do desespero das dívidas é planejar-se. Caso tenha a intensão de engravidar, procure iniciar uma poupança com pelo menos 2 anos de antecedência e vá colocando mês a mês um pouquinho. Os gastos necessários com a chegada de uma criança podem alcançar o valor de um carro, então vale a pena mudar algumas atitudes pra que tudo corra da melhor forma possível, não acha?

Comentários
Nenhum comentário inserido. Seja o primeiro a comentar!

FAÇA SEU COMENTÁRIO

Nome:
E-mail:
Comentário:
Código de segurança:
*comentários considerados ofensivos serão moderados.

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades: